domingo, 22 de março de 2009

Só sei que nada sei

Só sei que nada sei. Esta frase é tão antiga quanto a própria história da filosofia ocidental. Sócrates que viveu no auge do nascimento da filosofia grega, disse está frase para contestar uma revelação feita pelo oráculo do Templo de Apolo, na cidade de Delfos (Grécia). Um amigo seu perguntou ao Oráculo (uma pessoa, um livro, um baralho, ou algo que nós responde uma pergunta) se Sócrates era o homem mais sábio que existia. Ele disse que sim. Este amigo de Sócrates voltou a Atenas (sua cidade de origem e de Sócrates) louco para contar a notícia ao Homem mais sábio que existia. Quando Sócrates ouviu a notícia, não acreditou. Disse que provaria a Apolo que ele, com certeza, não era o homem mais sábio. Procurou todos os grandes sábios de Atenas para conversar e com isso mostrar quão ignorante era. Mas Sócrates tinha o hábito de perguntar (em grego, Ironia) as pessoas qual era a essência daquilo que elas estavam falando. Quando alguém lhe dizia ser o maior conhecedor sobre a verdade, ele perguntava: “O que é a Verdade, afinal?” Ora, agarrar conceitos definitivamente e integralmente é algo que nunca vamos conseguir. Sócrates já havia percebido que temos provisoriamente conhecimento de alguns conceitos, mas nunca poderemos dizer que sabemos algo de forma absoluta. Quando estamos amando, é óbvio que estamos utilizando o conceito de amor que temos dentro da nossa alma. Mas com certeza algo no mundo, na vida, no relacionamento vai nos fazer despertar pra a precariedade do nosso conceito. O amor acaba, por exemplo, e pensamos: “nossa! Eu achei que soubesse o que era o amor”. Claro que sabemos, mas não é algo definitivo. A vida a todo momento nos faz reavaliar nosso conceitos. Olhá-los sobre outras perspectivas. Podemos nos recusar a ir em frente, a investigá-los e compreendê-los e, até mesmo, modificá-los ou acrescentar algo a eles. Mas eles estão aí, não deixam de existir e nos incomodar.
Foi isso que aconteceu a Sócrates. Ele foi mostrando, com perguntas, aos sábios Atenienses que eles, apesar de se acharem doutos, não sabiam nada. Isso deixou muita gente com raiva. E Sócrates chegou a conclusão que ele era o homem mais sábio que existia não por saber, mas, ao contrário, por saber que não sabia nada. Sua sabedoria consistia em ter consciência da sua ignorância. Os outros não sabiam e não sabiam que não sabiam. Ele Sabia que Nada Sabia.
A conclusão que podemos inferir disso tudo é que o maior exercício que podemos fazer para apreender sobre nós mesmos (Conheça-te a ti mesmo. Frase que Sócrates também adorava citar) e sobre o mundo é a humildade. Conceito que sempre nos escapa e sempre estamos tentando traduzir. O que é ser verdadeiramente humilde?
Nova tecnologia, novo namorado, nova cidade, novo emprego, novo curso. Tudo nos pede a humildade de não sabermos nada.
Porém, infelizmente, muitos acreditam que só por termos provisoriamente um conceito sobre algo, então não devemos refletir, investigar ou pensar sobre aquilo. Mas Sócrates respondeu a isso super bem: “Uma vida sem pensamento não vale a pena ser vivida”.

Referência Bibliográfica:
ARANDET, Hannah. A vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1995.
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

4 comentários:

  1. Tem mesmo razao de socrates ter considerado o homem mais sabio pois ele soube admitir o que ela sabia nada,soube ser humilde...
    caracterisca essa que falta em grande parte de nos humanos!
    adorei Laura

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sócrates foi muito humilde em reconhecer que nada sabia, enquanto os que se passavam por "sabios" eram todos ignorantes.
    Nós mostra que Basta cada um olhar mais pra si mesmo, do que para os outros para sabermos extamente quem somos e o que temos dentro de nós.
    Aluna: Laura Enfermagem-B

    ResponderExcluir
  4. Sócrates foi verdadeiro ao dizer que não era o mais sábio.E quiz mostrar aos Antenienses que eles tambem não era sabio e começando a fazer peguntas.
    Aluna:Pâmella Rosa.Enfermagem-B

    ResponderExcluir