domingo, 1 de março de 2009

UM CONVITE AO FILOSOFAR

Por Marcos Antônio Gonçalves Magalhães - Curso de História

O mundo contemporâneo nos faz um convite pungente: é hora de nos enfeitarmos através do conhecimento e do desejo de querer ser; do entusiasmo de poder conquistar um saber que nos retire da ignorância.
A necessidade de crescermos e amadurecermos chama com sua fina voz!
A filosofia, neste convite, é a lança que, com o sangue do esforço, perfura a maligna águia da ingenuidade. Com a filosofia temos a perder somente o "piloto automático", decidindo, para nossos pés, um chão mais confiável para pisar.
A filosofia nos impele a independência: reagir a atos falhos, reavaliar nossa importância, resumir nosso sofrimento, avançar na qualidade intelectual e de vida. A filosofia e o moleiro que transforma o barro frágil das nossas crenças e pensamentos cotidianas em vaso de cerâmica argumentativo e reflexivo. Nossa mente necessita de uma eterna modelagem, ou se imobiliza trancada no esquecimento!

A filosofia nos leva a entender que a energia absoluta emerge do combatente honesto de idéias onde nossos pares podem buscar a excelência através do diálogo.
O amor pela sabedoria ressurge e nos educa para buscar saídas reconhecendo que somos parte de um mistério e ao mesmo tempo nos impulsiona a concórdia e ao otimismo.
Sem a filosofia somos somente seres humanos cabíveis as normalidades e é responsabilidade e dever de cada um criar e adornar uma intrigante existência.

Um comentário:

  1. Fantástico!! esse texto nos mostra a grande importância de filosofarmos e vermos a vida de uma forma diferente!!
    Um grande abraço!!


    luis felipe(aluno) 1ºperiodo enfermagem B

    ResponderExcluir