domingo, 1 de março de 2009

FILOSOFIA: PARADIGMA DO BEM VIVER

Por Luiz Miguel Mendonça Gonçalves - Curso de História

A filosofia é o despertar para ver e mudar o nosso mundo - Merleau Ponty

Modelada na Grécia antiga, a filosofia pode levar todos os seres humanos a se perceberem seres pensantes e capazes de uma instrução vasta e variada; Nada mais propício para uma época histórica onde se valoriza a superficialidade e os conhecimentos rápidos e fáceis. A incapacidade de pensar porém nos trás graves efeitos coletarias: como nos transformar em sujeitos incapazes de pensar por nos mesmo e conseqüentemente nos tornando seres superficialmente cabíveis nos padrões sociais.
Quais as vantagens de se pensar filosoficamente?
A filosofia nos ajuda a encontrar nossa essência, deixando de lado os padrões preestabelecidos. Ela é como um espelho no qual nos deparamos com nos mesmos, nos ajuda a reavaliar valores e conceitos éticos, psicológicos, estéticos, religiosos, etc.
O questionamento filosófico nos extrai de uma situação instintiva e impulsiva, e nos coloca em uma posição mais completa onde traçamos parâmetros que utilizam o pensamento racional nos libertando das correntes da ignorância.
Nos capacita a ser consciente de nós mesmos e de nossas ações.
Se você busca a liberdade e a felicidade para você e para o outros: a filosofia é o caminho.

Um comentário:

  1. A filosofia é um padrão de idéias, que pode nos tornar pessoas "sábias",nos mostrar a vida de várias formas e nos fazer questionar questões que muitos consideram certas!!

    abraços!!

    luis felipe(aluno)1º perido de enfermagem B

    ResponderExcluir