segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Merecimento

O amor tem que se fazer por merecer. Ás vezes somos ingênuos e o tratamos como crianças mimadas que querem que tudo seja do nosso jeito. Não devemos reverenciar o outro, mas o amor. Caminho que nos perpassa, penetra e integra. Que depois de conhecido não conhece saída, só entradas. Se não fazemos por merecer o amor, nos tornamos obcecados, tediosos, excessivamente ciumentos e possessivos. Não percebemos que nada é nosso, inclusive o amor. Merecer o amor é perder o controle. Ter paciência de esperar a hora certa. Correr por campos de girassóis de mãos dadas com a morte. O amor, mesmo no auge da paixão, às vezes nos foge: ficamos amargos e mesquinhos. Porque queremos coisas que ainda não são possíveis para nós. Só poderemos ter romance, se formos românticos. Só poderemos ganhar bombons e cesta-de-flores se formos capazes de distribuir pétalas e chocolate em nossos gestos e palavras. Quantas vezes queremos um amor que não podemos dar. Exigimos sensibilidade e somos trogloditas. Dizemos ao outro: “Nossa! Como você pode gostar destas músicas!; Porque você é tão intelectual!; Que isso!?! Não pode ver nada que chora!.”
É! Exigimos sensibilidade sem sermos capazes de nos enxergar.
Ama quem é capaz de se virar do avesso para se conhecer. E sabe que o caminho é muito doloroso. Ama quem se vê exatamente como é: medíocre, grosseiro, amargo, egoísta, chato, mas também gentil, lindo, generoso, humilde. Não somos, estamos! E, ao olhar para nossa alma enxergando nossas feridas, ao ter a coragem de sermos quem somos e tentar honestamente assumir nossos erros e melhorar, um pouco de amor bate a nossa porta.
“- Toc, toc, toc....” - e nos diz: “Não trouxe só alegrias, mas estou repleto de conhecimentos sobre como viver mais plenamente, tudo absolutamente tudo. Venha!” “Para me merecer você precisa esquecer sua história de repetições, precisa abrir-se para a morte e para a vida. Precisa querer”.

2 comentários:

  1. Que orgulho ter uma irmã que me ensina tanto o tempo todo. Qua aprende e não tem vergonha. Quando crescer quero ser como vc.
    bjsjs
    te amo.
    claudia

    ResponderExcluir
  2. Como um bom admirador, adorei
    seu espaçooO!!!
    Bjooo!

    Leandro Goulart (aluno)

    ResponderExcluir